SÃO PAULO

Abas primárias

Esporte

Bike Tour SP leva cultura e une prática esportiva a inclusão

Por Flavio Rogério Lopes
24 de setembro de 2018

Bike Tour SP também pode ser realizado com bicicletas adaptadas e com tradução para Libras

Leon Rodrigues/Secom-PMSP

Com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e apresentar a cidade de São Paulo por meio da imersão na cultura, surgiu o projeto Bike Tour SP. A iniciativa, realizada semanalmente, oferece passeios de bicicleta gratuitos para grupos. As curiosidades dos pontos turísticos visitados são informadas em Português e Inglês por equipamento de áudio e em Libras por tablets durante os passeios.

 

CULTURA, DIVERSÃO E SOLIDARIEDADE

O Bike Tour SP surgiu da vontade dos irmãos e empreendedores André e Daniel Moral de incentivar a cultura da mobilidade, apresentando São Paulo a turistas e moradores, Para isso, há parcerias com a iniciativa pública e empresas privadas.

“Resolvemos tirar do papel uma ideia antiga de levar cultura e diversão para as pessoas, utilizando a bicicleta”, afirmou Daniel Moral, em entrevista ao O SÃO PAULO.

O primeiro passeio foi realizado em maio de 2013, com apenas meia dúzia de pessoas. Em cinco anos, porém, o interesse pelas rotas cresceu e conquistou mais de 50 mil participantes.

“No início, fazíamos algo menor, com apenas dois passeios por dia. Quando testamos o modelo e vimos que era preciso ganhar escala, resolvemos criar vários horários e roteiros, o que permitiu esse volume de participantes.”, acrescentou Daniel.

O diferencial do projeto gratuito é que cada pessoa que participa é convidada a doar 2kg de alimentos não perecíveis. Em cinco anos, já foram arrecadadas cerca de 77 toneladas, destinadas a instituições que atendem pessoas carentes.

“A experiência que o projeto proporciona, somada ao engajamento das pessoas na causa, gerou uma grande onda de divulgação, o que ajudou muito no crescimento”, reiterou o idealizador.

 

PEDALAR É PARA TODOS

No dia 9, a Avenida Paulista recebeu mais uma edição do Bike Tour SP, com a participação da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

O passeio de bicicleta disponibilizou, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), informações sobre os pontos culturais visitados durante o trajeto: Conjunto Nacional, Palacete Franco de Mello e Masp. Para isso, foram utilizadas bicicletas adaptadas como hand bike, triciclo e trenzinho.

“Sempre pensamos em realizar algo que atendesse a todos. A questão social é muito forte para nós, e faltava a acessibilidade para não deixarmos ninguém de fora. Conhecemos uma empresa que fabrica bicicletas adaptadas, e eles toparam apoiar o projeto. Então, começamos a atender pessoas com deficiência, cegos e idosos”, destacou Daniel Moral.

Desde setembro de 2017, o percurso na Avenida Paulista é realizado com tradução para Libras, devido ao termo de cooperação assinado com a SMPED: “Faltava a inclusão dos surdos; então, entramos em contato com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que aceitou realizar uma parceria com a gente. Eles cederam a intérprete, e nós gravamos um vídeo, que os participantes assistem durante o passeio”, concluiu o idealizador.

 

COMO PARTICIPAR

O Bike Tour SP possui diversas rotas, dias e horários, para que todos possam participar. Os menores de 18 anos devem levar autorização por escrito dos pais ou responsáveis, com cópia dos documentos de identificação (RG ou CPF).

A organização do evento recomenda que os participantes utilizem, de preferência, roupas leves e confortáveis, e evitem usar chinelos. Boné, óculos de sol e protetor solar, se for necessário, são aconselhados. É recomendado que o participante tenha se alimentado 30 minutos antes do passeio.

Não é preciso levar bicicleta. Os organizadores emprestam as bicicletas, capacetes e todos os equipamentos necessários para o passeio. A lista com as rotas e a inscrição necessária para a participação no evento podem ser encontradas no site www.biketoursp.com.br. Mais informações pelo e-mail contato@biketoursp.com.br ou pelos telefones (11) 3213-2245/97194-1717.

(Com informações de Bike Tour SP e Prefeitura de São Paulo)
 

LEIA TAMBÉM: Projeto ‘Anjos do Esporte’ transforma vida de crianças e jovens carentes

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.