SÃO PAULO

Por Redação
19 de novembro de 2019

Fátima Giordolano

No dia 13, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) realizou a sua 52ª assembleia geral ordinária, na qual houve a apresentação e aprovação, por unanimidade, do relatório das atividades desenvolvidas em 2019 e as programadas para 2020. Também aconteceu a eleição da diretoria e do conselho fiscal para o triênio 2020-2022.

A assembleia foi conduzida pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e contou com a presença de Dom Carlos Lema Garcia,  Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom José Benedito Cardoso e Dom Luiz Carlos Dias, Bispos Auxiliares de São Paulo, além dos membros do conselho deliberativo e do Padre Marcelo Maróstica Quadro, Diretor da CASP.

A Diretoria que exercia suas funções até a data da assembleia foi reeleita e houve renovação de todo o conselho fiscal, ficando assim a composição: Diretor (Padre Marcelo Maróstica Quadro, do Núcleo Belém), Vice-Diretor (Diácono Márcio José Ribeiro, do Núcleo Santana), Tesouraria (Carlos Augusto de Oliveira Camargo), Vice-tesouraria (Diácono Anivaldo Blasques, do Núcleo Ipiranga), Secretaria (Maria Cândida Valente, do Núcleo Belém), Vice-secretaria (Lucimeire Façanha França, do Núcleo Brasilândia), e para o conselho fiscal: Padre Reinaldo Torres, do Núcleo Brasilândia; Diácono Marcos Antonio Domingues, do Núcleo Belém; e Cássio Barroso Padilha Sampaio.

LINHAS GERAIS DO PLANO DE TRABALHO DE 2020

1) Investir na formação permanente dos agentes da Caritas (Doutrina Social da Igreja, Bíblia, Espiritualidade)

2) Investir na formação de lideranças para a atuação no campo social.

3) Avançar no Projeto de Voluntariado da Caritas

- Cento de Referência para solicitantes e refugiados

- Defesa Civil

- Atuação nas paróquias e comunidades

4) Elaboração do Programa de Estagiários na Caritas

5) Incidência Política – elaboração e monitoramento das políticas públicas voltadas para a população atendida pela Caritas: refugiados, migrantes, população de rua e outros.

6) Fortalecimento dos Núcleos Regionais

- Acompanhamento “in loco” dos núcleos pela Diretoria

- Atuação de uma assistente social para cada núcleo

- Projeto de Economia Solidária: elaboração de um projeto em cada núcleo

7) Monitoramento e divulgação das boas práticas de Caridade que são realizadas nas paróquias, comunidades e organizações da Arquidiocese de São Paulo (MAPA DA CARIDADE)

8) Investir nos Meios de Comunicação Social

9) Divulgação da Caritas para a Arquidiocese de São Paulo (paróquias e comunidades)

10) Captação de Recursos

- Campanha “Amigo Caritas”:  doações pessoais mensais (Paróquias e Comunidades da Arquidiocese)

- Criação do Marketing para a Campanha: Projeto da Nova Identidade Visual da Caritas.

11) Projeto IV Dia Mundial dos Pobres/III Dia de Ação Caritas.

- Semana Caritas em todas as paroquias da Arquidiocese

(Com informações do Padre Marcelo Maróstica)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.