SÃO PAULO

Sínodo Arquidiocesano

Arquidiocese reúne comissões regionais de coordenação do sínodo

Por Padre Tarcisio Marques Mesquita
15 de abril de 2019

As conclusões, no fim deste ano, serão repassadas à Secretaria-Geral do sínodo

Divulgação

Os membros das comissões regionais de coordenação do sínodo arquidiocesano reuniram-se com o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, na noite da segunda-feira, 8, para reforçar a preparação das atividades que serão realizadas durante este ano.

O Arcebispo, em primeiro lugar, pediu que houvesse um breve relato do andamento da abertura celebrativa do sínodo em cada região episcopal, ocorrida no dia 30 de março. Em todos os relatos, houve unanimidade sobre o proveitoso momento, que reuniu centenas de pessoas para dar início, com muita oração, reflexão e ânimo, às tarefas que ocorrerão durante cada uma das quatro sessões do sínodo nas regiões episcopais.

Dom Odilo elencou os artigos do Regulamento do sínodo para esta etapa regional, bem como os encaminhamentos a serem observados para cada sessão. Ele frisou a necessidade de os participantes terem sempre à mão o livreto do Instrumento de Trabalho do sínodo, a fim de que todos se preparem, individual e coletivamente, para que as sessões atinjam seus objetivos, e, assim, a região episcopal possa documentar todo o seu trabalho por meio de relatórios a serem elaborados ao fim de cada sessão, que deverão ser arquivados. As conclusões, no fim deste ano, serão repassadas à Secretaria-Geral do sínodo para que sejam aprofundadas em 2020, na etapa arquidiocesana.

Durante o encontro, o Cardeal Scherer também fez questão de ouvir e fazer com que os presentes acompanhassem como os vicariatos ambientais da Educação e e da Universidade, e o da Comunicação irão se estruturar para suas atividades neste ano.

Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e Universidade, destacou que o Vicariato realizou uma pesquisa específica para a realidade do mundo da educação e da universidade, que servirá de base para aprofundamentos futuros.

Dom Devair Araújo da Fonseca, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, ressaltou que os encontros de levantamento da realidade da Igreja em São Paulo em relação ao mundo da comunicação farão com que o Vicariato desenvolva atividades específicas durante o ano, de tal forma que as reflexões e propostas que surgirem serão, também, documentadas e enriquecerão a etapa arquidiocesana de 2020.

 

LEIA TAMBÉM: Coordenações de pastoral são instruídas para o 2º ano da caminhada sinodal

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.