SÃO PAULO

Música Sacra

Arquidiocese realiza encontro sobre música sacra litúrgica

Por Ruy Halasz
12 de abril de 2019

180 pessoas participam de encontro sobre música sacra litúrgica no Centro Pastoral São José

Marcos Mendes

Com a citação “Recitai entre vós salmos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo coração os louvores do Senhor” (Ef 5,19), a Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL), que tem como Assistente Eclesiástico o Padre Helmo Cesar Faccioli, realizou no sábado, 6, o primeiro Encontro Arquidiocesano de Canto Litúrgico, no Centro Pastoral São José, no bairro do Belém.

Participaram cerca de 180 pessoas ligadas à música sacra litúrgica que atuam nas celebrações das paróquias da Arquidiocese de São Paulo.

Após a oração inicial e a acolhida conduzida pelo Padre Helmo, o Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral Metropolitana de São Paulo, professor e especialista em Liturgia, assessorou a primeira parte do encontro.

Padre Baronto indicou que as músicas litúrgicas são feitas para Deus, por Deus e em oração, e que estão sintonizadas obrigatoriamente com o Ano Litúrgico.

A música está ligada também ao rito, por exemplo, do Batismo, das Ordenações ou das Exéquias. Desse modo, as equipes de música das paróquias não podem determinar os cantos das celebrações longe das equipes de Liturgia. A decisão, tendo como base a Liturgia, deve ser conjunta.

Na segunda parte do encontro, a assessoria foi prestada pelo Maestro Delphim Porto, da São Paulo Schola Cantorum. Ele desenvolveu os “Princípios do Canto na Liturgia”, baseados na Retórica Sacra.

A terceira e última parte da atividade foi destinada a orientações, recomendações e esclarecimento de dúvidas dos participantes.

A partir do encontro, a CAL irá providenciar um cadastro de contato com os responsáveis pela música litúrgica nas paróquias, capelas e comunidades da Arquidiocese de São Paulo.

 

LEIA TAMBÉM: Faculdade de Direito Canônico ‘São Paulo Apóstolo’ comemora o seu quinto aniversário

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.