SÃO PAULO

Vocações

Arquidiocese de São Paulo realiza Virada Vocacional

Por Redação
04 de setembro de 2018

É a primeira vez que o evento acontece em âmbito arquidiocesano

Matheus Carvalho de Souza

A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Pastoral Vocacional, promoveu no domingo, 26, a primeira edição do Virada Vocacional com o tema: “Vem e segue-me”. O evento encerra as atividades do mês de agosto, que é dedicado às vocações.

PEDALAVOC

Em 20 de agosto de 2014, por iniciativa da Irmã Cintia Giacinti Barbon, religiosa Apostolina, à época secretária da Pastoral Vocacional da Região Episcopal Ipiranga, aconteceu o primeiro Pedalavoc, com o intuito de evangelizar de maneira diferenciada, inspirada pelo pedido do Papa Francisco para que a Igreja saia ao encontro do povo.

A religiosa, que atualmente vive na Itália, falou sobre a inspiração do evento: “Encontrar as pessoas que normalmente não estão em nossas comunidades e dar a elas um anúncio vocacional”. 

“Cada um é chamado pessoalmente, cada pessoa deve pedalar por si mesma para chegar à meta; a vocação, seja qual for, sempre se dá em uma vivencia comunitária”, salientou.

Segundo o Padre Messias de Moraes Ferreira, responsável pela Pastoral Vocacional na Região Ipiranga, no ano em que o Pedalavoc foi pensado, diz que o evento é resultado de um levantamento da realidade regional, que tinha como proposta rever o que já era feito e o que poderia ser incluído para que mais vocações fossem descobertas nas paróquias da região. 

Padre Israel Mendes Pereira, Assessor da Pastoral Vocacional na Região Episcopal Ipiranga e Pároco da Paróquia Santa Paulina do Heliópolis, ressaltou: “Quando falamos de vocação, não falamos só do chamado ao sacerdócio ou à vida religiosa, mas no nosso chamado como cristão no mundo, primeiro à santidade, à vida e, depois, a cumprir a nossa missão como cristão, como seguidores de Jesus”.

 

VIRADA VOCACIONAL 

Em 2018, o Pedalavoc passou a fazer parte do calendário de toda a Arquidiocese de São Paulo.  A atividade ganhou um novo formato e um novo nome, e a Pedalavoc se tornou a Virada Vocacional da Arquidiocese de São Paulo. 

A Virada Vocacional começou às 10h, com missa presidida por Dom José Roberto Palau, referencial da Pastoral Vocacional da Arquidiocese, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Em seguida, os participantes seguiram em caminhada, levando a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a imagem peregrina de 
Nossa Senhora Aparecida até o Santuário São Judas Tadeu, no Setor Pastoral Imigrantes.

Dom José Roberto pediu para que as pessoas estejam dispostas a rezar e, principalmente, incentivar as vocações sacerdotais e religiosas em nossa Arquidiocese; também recordou a importância do discernimento vocacional no processo de escolha da pessoa que se coloca à disposição ao serviço à Igreja. 

Ao chegarem no Santuário, os participantes foram recebidos pela equipe vocacional “Dehoniana” e por representantes dos movimentos juvenis. Padre José Ronaldo, SCJ, Vigário Paroquial, acolheu a todos e reforçou a importância de celebrar as vocações.

 A réplica da Cruz da JMJ e da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foram levadas pelas mãos da equipe de coordenação e articulação do Setor Juventude da Região Episcopal Ipiranga e permanecerão durante toda semana no Santuário São Judas Tadeu.

 A proposta de ampliar a maratona tem como princípio despertar nas paróquias a cultura vocacional, convidar à oração por novas vocações e estar mais próximo da juventude. Foi oferecido aos participantes um kit com camisetas que mostrassem a identidade da pastoral vocacional.

(Colaborou Matheus Pereira)
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.