SÃO PAULO

REGIÃO IPIRANGA

2ª sessão da Assembleia do sínodo é realizada na Região

Por Padre Pedro Luiz Amorim
05 de agosto de 2019

O objetivo foi ouvir e reunir tudo já refletido pelos grupos de trabalho a partir das pesquisas de campo

A Região Episcopal Ipiranga realizou no sábado, 27, no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP, a sessão plenária da 2ª Assembleia Regional do sínodo arquidiocesano. O objetivo foi ouvir e reunir tudo já refletido pelos grupos de trabalho a partir das pesquisas de campo, da pesquisa das comunidades paroquiais e daquilo que foi apresentado na 1ª sessão da Assembleia, para, a partir daí, pensar em novas propostas. 


Na Região Ipiranga, esses grupos foram separados da seguinte maneira: os cinco setores pastorais – Anchieta, Cursino, Imigrantes, Ipiranga e Vila Mariana – se reuniram durante o mês; as pastorais que compõem o Conselho Regional de Pastoral (CRP) e suas áreas de atuação – caridade pastoral, anúncio da fé e a santificação do povo de Deus –;e o grupo das novas comunidades, pastorais e movimentos, totalizando dez grupos que fizeram as suas apresentações, aguardando ainda a contribuição das religiosas. 


Cada grupo, com um tempo estabelecido, apresentou propostas, indagações e reflexões pertinentes, mostrando que esse caminho sinodal faz muita diferença naquilo que é a organização pastoral e a consciência dos católicos da Região Episcopal Ipiranga sobre seu papel, o papel da Igreja e as interpelações do Espírito Santo. 


O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, visitou a Assembleia e retomou a questão da pesquisa, enfatizando alguns pontos que precisam ser considerados. Ressaltou, ainda, a relevância da realização do sínodo e da esperança que se tem a partir desse caminho sinodal. 


Também durante a Assembleia, o Padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes falou sobre o ponto de vista pastoral; o Professor Nei Márcio Oliveira Sá, teólogo, comentou sobre a pastoral e a participação dos leigos; e o Padre Boris Agustín Nef Ulloa abordou o tema do diálogo com a sociedade. 


Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, abriu a sessão com a celebração proposta pelo Instrumento de Trabalho do sínodo. O encerramento foi feito por Dom Odilo. A próxima sessão acontecerá em setembro.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.