SÃO PAULO

Região Lapa

1ª Turma do Curso de Direito Matrimonial e Processual Canônico

Por Região Lapa
18 de julho de 2017

O Curso de Direito Matrimonial e Processual Canônico, foi oferecido pelo tribunal Eclesiástico  Interdiocesano de São Paulo, com objetivo de formar de agentes da Pastoral Judiciária

Benigno Naveira

Cerca de 200 alunos, entre padres, diáconos e leigos, das Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo e de outras Dioceses, formaram a 1ª Turma do Curso de Direito Matrimonial e Processual Canônico

Representando a Região Episcopal Lapa, participaram do curso: Padre Edilberto Alves da Costa, Padre João Carlos Borges, Padre Amado Lopes de Carvalho, Padre Airton Antonio  dos Santos, Frei Alcimar Fioresi, Frei Rhuan Rodrigues Ferreira de Almeida, Frei Marcos Vinicius Dorigo Leite, Frei Luis Alberto Cruz da Silva, Frei Helton Pimenta Fernandes,  Diácono  Antonio Geraldo de Souza, Diácono Marcos Adriano de Sousa, Diácono Claudio Bernardo da Silva, Diácono Paulo José e Benigno Naveira, jornalista e colaborador do jornal O SÃO PAULO.

O curso livre de “Direito Matrimonial e Processual Canônico”, foi oferecido pelo tribunal Eclesiástico  Interdiocesano de São Paulo (TEI), com o apoio da PUC-SP, para formação de agentes da Pastoral Judiciária. O curso Foi realizado nas dependências da Cúria da Região Episcopal Sant´Ana da Arquidiocese de São Paulo. Aconteceu entre os dias 31 de março e 13 de julho, com  a duração de quatro meses, somente às quintas-feiras, em dois períodos (manhã e noite). Coordenado pelo Vigário Judicial de São Paulo, Monsenhor Sérgio Tani, o Curso teve como professores: o Cardeal Odilo Pedro Scherer; Dom Sergio Borges de Deus, Bispo Auxiliar de São Paulo, na Região Episcopal Santana; Monsenhor Sergio Tani, Vigário Judicial de São Pauo; Padre Everton Fernandes Moraes, Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo; Padre Dr. Vicente Gilson dos Santos, Professor de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e Padre José Eduardo de Oliveira, Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz- Roma.  O objetivo do curso foi a capacitação de agentes de pastorais para atuar nas Câmaras Eclesiásticas e realizar investigação pré-judicial  ou pastoral em favor dos fiéis separados ou divorciados que desejam iniciar o processo de Declaração de Nulidade Matrimonial (MIDI – regras processuais 2 e 3).

O encerramento do curso aconteceu na noite de quinta-feira, 13, na Cúria da Região Episcopal Sant´Ana. Na homilia da missa, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo  Metropolitano de São Paulo, o Arcebispo demostrou seu contentamento e alegria e parabenizou  a todos os participantes do curso. Ele lembrou também a importância do curso para formação dos agentes de Pastoral Judiciária, que irão realizar esse trabalho com a intenção de ajudar os casais separados ou divorciados que queiram regularizar sua situação perante a Igreja. Antes da bênção final, Monsenhor Sergio Tani homenageou o Cardeal Dom Odilo, que recebeu das mãos de uma participante do curso, uma placa de agradecimento, em seguida o Monsenhor Sergio convidou Dom odilo para fazer  a entrega de alguns certificados de declaração de participação, para alguns alunos que representaram todos os participantes do curso: Padre Edilberto Alves da Costa, e Andréia Silveira Bobadilha, que iniciou o curso gestante de nove meses,  dando a luz à sua filha Isabel Vieira de Almeida Bobadilha. Após duas semanas do nascimento de sua filha, Andréa retornou ao curso, acompanhada de sua mãe, que tomava conta de sua filha enquanto ela participava do curso. Num gesto de reconhecimento pela sua participação no curso foram emitidos dois certificados, um para a mãe e outro para sua (filha recém nascida que se tornou o símbolo do curso). A aluna Almeriza Silveira Ammirabile, mais conhecida carinhosamente com (Judite), recebeu um abraço do Cardeal Dom Odilo em nome do todos os participantes. Continuando as homenagens, receberam uma placa de agradecimento: Maria dos Santos Lima, secretaria do Tribunal Eclesiástico; Izabel Machado Mendes secretaria da Cúria de Santana e  Cristiano Pedro da Silva, funcionário da Cúria de Santana.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.