SÃO PAULO

18 anos de ordenação episcopal

18 anos de ordenação episcopal

Por Redação
05 de fevereiro de 2020

O Arcebispo recebeu de presente um báculo, em sinal de prece para que permaneça cuidando do povo de São Paulo 
 

Luciney Martins/O SÃO PAULO

No domingo, 2, o Cardeal Odilo Pedro Scherer celebrou 18 anos de ordenação episcopal. Durante a missa das 11h, na Catedral da Sé, Padre Tarcísio Mesquita, Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, em nome de todo o clero e dos fiéis da Arquidiocese, lembrou que o Cardeal conhece a cidade de São Paulo como poucos, pois caminha por muitos espaços, como hospitais, cemitérios e periferias. Disse, ainda, imaginar o desafio de pastorear em uma cidade imensa, por ser o Pastor que vai ao encontro de suas ovelhas. O Arcebispo recebeu de presente um báculo, em sinal de prece para que permaneça cuidando do povo de São Paulo. 


Nascido em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS), Dom Odilo foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976, em Quatro Pontes (PR), na Diocese de Toledo.

 
Em 28 de novembro de 2001, foi nomeado por São João Paulo II como Bispo Auxiliar de São Paulo, sendo ordenado em 2 de fevereiro de 2002, pelo então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes. Entre 2003 e 2007, foi Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 20 de março de 2007, foi nomeado como sétimo Arcebispo de São Paulo, tomando posse em 29 de abril do mesmo ano, quando também foi o anfitrião da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, por ocasião da Conferência de Aparecida. Em 24 de novembro de 2007, Dom Odilo foi criado cardeal.


O Arcebispo de São Paulo atuou, ainda, como Secretário-Geral Adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina, realizada em maio de 2007, em Aparecida (SP).


Atualmente, o Cardeal Scherer é membro da Congregação para o Clero (desde 2008), da Congregação para a Educação Católica (desde 2013) e da Pontifícia Comissão para a América Latina (desde 2009).


Em maio de 2019, foi eleito representante da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). No mesmo mês, durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal, em Tegucigalpa, em Honduras, tornou-se o 1º Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.