SÃO PAULO

Devoção Mariana

16 de julho: Festa de Nossa Senhora do Carmo

Por Região Sé
18 de julho de 2017

Comunidades dedicadas a Nossa Senhora do Carmo, na Região Episcopal Sé, celebram a Virgem 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Basílica

No domingo, 16, três igrejas celebraram a Festa de Nossa Senhora do Carmo na Região Episcopal Sé. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Setor Pastoral Aclimação, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Setor Pastoral Catedral e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Basílica –, no Setor Pastoral Cerqueira César.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé presidiu missa, no dia 15 de julho, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no encerramento da novena.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missas, pela manhã, na Igreja Nossa Senhora do Carmo e à noite, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Dom Odilo, durante a missa à noite, na homilia, enfatizou a intercessão de Nossa Senhora, que vem em auxílio dos cristãos para subirem ao Monte, que é Cristo.

 

A história de Nossa Senhora do Carmo

A história do título e invocação de Nossa Senhora do Monte Carmelo, data do início do Cristianismo. Este título foi simplificado para Nossa Senhora do Carmo. Em 1251, a Mãe do Carmo foi invocada com ansiedade por um dos seus filhos, pertencente a Ordem de São Simão Stock. A Mãe responde ao filho, deixando-lhe um sinal: o Escapulário. Desde esta data, este sacramental tornou-se um sinal que evoca o sagrado, é difundido sendo apreciado por todos os devotos de Maria. O Monte Carmelo é uma prefiguração do verdadeiro Monte que é Cristo, sobre a tradição do escapulário, símbolo de humildade e serviço.

 

O Escapulário

O Escapulário evidencia, demonstra pertença, amizade, confiança. A Mãe, tão poderosa no amor, jamais deixará no desemparo e esquecimento os que são dela. A Igreja Católica sempre confirmou e legitimou este “sinal”.

 

(Com informações do site: www.basilicadocarmo.org.br / Colaboração de Julio Cesar Cassiano Ribeiro / Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Aclimação.)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.